GREGORI WARCHAVCHIK



A década de 20 foi marcada pelo pensamento modernista que procurava romper com os estilos do passado abordando novas questões estéticas e funcionais. Esse ambiente favorável à renovação das artes tornou possível o desenrolar de uma arquitetura moderna brasileira.

O primeiro arquiteto a destacar-se como moderno atuou enquanto o ecletismo ainda se fazia vigente no país, Gregori Warchavchik, emigrante russo formado na Itália, não estava imbuído da tendência nacionalista presente no movimento modernista de 1922, mas mesmo assim recebeu favoráveis críticas dos líderes da Semana modernista de 1922 que caracterizaram as suas construções como modernas e brasileiras.  É importante esclarecer que mesmo tendo sido ovacionada como arquitetura moderna brasileira os projetos de Warchavchik não devem ser considerados como uma arquitetura tradicionalmente brasileira visto que o conhecimento prévio empregado era de origem europeia.

A primeira casa construída pelo arquiteto no Brasil tratava-se da sua própria residência, as dificuldades não foram poucas, primeiro para seu projeto ser aprovado foi necessário maquiar suas intenções modernas, já que havia severas censuras as fachadas (em nome do bom gosto), com isso foi necessário a criação de um desenho apresentando o volume básico da construção repleto de acréscimos fictícios (cornijas, enquadramento das janelas etc.), que naturalmente não seriam construídos sendo necessário alegar falta de recursos para justificar sua ausência. O maior obstáculo enfrentado por Warchavchik foi à ausência de material industrializado que o obrigou a desenhar as esquadrias, caixilhos metálicos, grades, lanternas, luminárias etc. para não sacrificar sua concepção estética.

Visto como símbolo de modernidade não demorou para aparecer novos projetos que gradativamente mostraram-se mais puro/funcional com um programa rigorosamente lógico. Os rápidos progressos industriais propiciaram maiores audácias nas construções fazendo de Warchavchik o delegado do movimento moderno da América do Sul, título concedido pelo secretário geral do CIAM que soube dos feitos de Gregori pelo arquiteto Le Corbusier.

A reputação de Warchavchik estendeu-se por todo o Brasil chegando a Lucio Costa que não demorou a associar-se com o arquiteto, seja nas suas experiências acadêmicas ou profissionais. A união de Lucio Costa com Warchavchik deveu-se principalmente ao fato da cumplicidade relacionada ao movimento moderno e gerou positivos ganhos na arquitetura moderna brasileira.

Casa do Arquiteto






Casa Modernista






Casa da Rua Bahia



Vila Gamboa



Casa Toneleiros, dizem que Frank Lloyd foi influenciado por ela


Prédio Modernista






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