A década de 20 foi marcada pelo pensamento modernista que procurava romper com os estilos do passado abordando novas questões estéticas e funcionais. Esse ambiente favorável à renovação das artes tornou possível o desenrolar de uma arquitetura moderna brasileira.
O primeiro arquiteto a destacar-se como moderno atuou enquanto o ecletismo ainda se fazia vigente no país, Gregori Warchavchik, emigrante russo formado na Itália, não estava imbuído da tendência nacionalista presente no movimento modernista de 1922, mas mesmo assim recebeu favoráveis críticas dos líderes da Semana modernista de 1922 que caracterizaram as suas construções como modernas e brasileiras. É importante esclarecer que mesmo tendo sido ovacionada como arquitetura moderna brasileira os projetos de Warchavchik não devem ser considerados como uma arquitetura tradicionalmente brasileira visto que o conhecimento prévio empregado era de origem europeia.
O primeiro arquiteto a destacar-se como moderno atuou enquanto o ecletismo ainda se fazia vigente no país, Gregori Warchavchik, emigrante russo formado na Itália, não estava imbuído da tendência nacionalista presente no movimento modernista de 1922, mas mesmo assim recebeu favoráveis críticas dos líderes da Semana modernista de 1922 que caracterizaram as suas construções como modernas e brasileiras. É importante esclarecer que mesmo tendo sido ovacionada como arquitetura moderna brasileira os projetos de Warchavchik não devem ser considerados como uma arquitetura tradicionalmente brasileira visto que o conhecimento prévio empregado era de origem europeia.
A primeira casa construída pelo
arquiteto no Brasil tratava-se da sua própria residência, as dificuldades não
foram poucas, primeiro para seu projeto ser aprovado foi necessário maquiar
suas intenções modernas, já que havia severas censuras as fachadas (em nome do
bom gosto), com isso foi necessário a criação de um desenho apresentando o
volume básico da construção repleto de acréscimos fictícios (cornijas,
enquadramento das janelas etc.), que naturalmente não seriam construídos sendo
necessário alegar falta de recursos para justificar sua ausência. O maior
obstáculo enfrentado por Warchavchik foi à ausência de material industrializado
que o obrigou a desenhar as esquadrias, caixilhos metálicos, grades, lanternas,
luminárias etc. para não sacrificar sua concepção estética.
Visto como símbolo de modernidade não
demorou para aparecer novos projetos que gradativamente mostraram-se mais
puro/funcional com um programa rigorosamente lógico. Os rápidos progressos
industriais propiciaram maiores audácias nas construções fazendo de Warchavchik
o delegado do movimento moderno da América do Sul, título concedido pelo
secretário geral do CIAM que soube dos feitos de Gregori pelo arquiteto Le
Corbusier.
A reputação de Warchavchik estendeu-se
por todo o Brasil chegando a Lucio Costa que não demorou a associar-se com o
arquiteto, seja nas suas experiências acadêmicas ou profissionais. A união de
Lucio Costa com Warchavchik deveu-se principalmente ao fato da cumplicidade
relacionada ao movimento moderno e gerou positivos ganhos na arquitetura
moderna brasileira.
Casa do Arquiteto
Casa Modernista
Casa da Rua Bahia
Vila Gamboa
Casa Toneleiros, dizem que Frank Lloyd foi
influenciado por ela
Prédio Modernista
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